sábado, 6 de janeiro de 2007

O ÚLTIMO MONTADO




A caminho do Moinho da Encharroqueira, entre a Quinta do Francelino e a Nova Urbanização da Quinta da Fonte da Prata, temos o último montado de Alhos Vedros, ou o que resta do Pinhal do Castanho. Cheio de entulhos vários, pouco cuidado, ainda notamos vestígios de uma pista para brincadeiras com motas de cross. A pista há muito que acabou. Seria uma boa altura para tratar da sua preservação e, talvez, transformá-lo numa área de lazer para usofruto da população, até por ser o último.
Esperamos que haja da parte do poder autárquico alguma sensatez no que toca às políticas de protecção das (poucas) zonas verdes que ainda temos, tal como da arborização do Concelho, até porque se avizinham tempos muito difíceis. Pensemos, por exemplo, na polémica que existe em torno do novo Plano Director Municipal quanto ao excessivo aumento da malha urbana, ou da prometida ponte sobre o Tejo, Barreiro-Chelas, que aguçará o apetite a todo o tipo de especulação imobiliária.
Todos os cuidados serão poucos para conseguirmos algumas melhorias no planeamento do território municipal e no ordenamento urbano. Quer dizer, queremos que, de facto, o novo Plano Director Municipal se preocupe, antes de mais, com efectivas melhoras da qualidade de vida das populações.
Luis Santos

Sem comentários: