domingo, 6 de maio de 2007

"Qual a origem de Alhos Vedros?"

«Vedros» deriva da palavra latina «Vetus» que evoluindo através dos séculos, deu origem ao nosso vocábulo «Velho» e «Vedros». Assim, «Velhos» ou «Vedros», o significado é idêntico. Até aqui não há dúvidas!

As dificuldades surgem com a palavra «Alhos». Querem os entendidos, que tenham vindo de «Alius», também palavra latina, que significa «outro» (de muitos) em Português. Porquê então «Alius Vetus», nome dao a esta povoação?

Os historiadores têm discutido o assunto, sem contudo terem chegado a uma conclusão, por todos aceite. Seja como fôr, Alhos Vedros «sabe» a latim. Foi sem dúvida povoação a que os romanos deram o nome e de certo até fundada por eles, provavelmente no Séc. I a.C.. A sua actividade principal teria sido a exploração do sal, que faziam transportar para Roma ou utilizada na salga do peixe.(…)

Em 711 da nossa era, surgem com todo o ímpeto os árabes vindos do norte de África; dois anos depois, tinham conquistado quase toda a Península. Esta Terra tornou-se, assim, uma possessão moura.

Após alguns séculos, surge o esforço enorme da Reconquista Cristã. A bravura de Afonso Henriques, conquistador de Palmela, empurra para o Sul os árabes desas regiões, voltando Alhos Vedros novamente à dominação cristã. Começa, assim, uma nova era para a antiga povoação romana, com seus progressos e retrocessos, tão comuns na história dos homens.

Que daqui em diante só conheça o progresso…”

ALVES, Carlos F. Póvoa - Subsídios para a História de Alhos Vedros. Edição do autor, 1992, p.76.

3 comentários:

CIDE disse...

Já sabia! Dai a importância do Burgo. Eram as zonas velhas, ou seja, mais antigas. Daí o nome de "Alius vetus" (outros velhos).

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Uma certa vez em que visitei o Professor Agostinho da Silva, que como sabemos dominava várias línguas, entre elas o latim, (parece que também traduzia do grego e do chinês, por exemplo), e a referência a tudo isto é só para melhor percebermos das reais capacidades, disse-me que Alhos Vedros significava Homens Velhos!

Ora, logo eu que sonho fácil, e a cores, decidi por conta própria acrescentar à singela definição "Com Asas". Portanto, para mim o significado etimológico de Alhos Vedros é: "Homens Velhos Com Asas". Posto isto, resta-me desejar-vos bons sonhos.

Kátia Maíse disse...

eu sabia que eu não estava sozinha nesse mundo ! assim como os historiadores, amo conversar sobre alhos ;)