domingo, 6 de maio de 2007

O Hospital


"Alhos Vedros fundara o seu hospício em 1500, logo após a criação da Misericórdia de Lisboa em 1498 pela viúva de D. João II, a Rainha D. Leonor." (in, Carlos F. Póvoa Alves, Subsídios para a História de Alhos Vedros, p.34)

"Lá se foi o Hospital...
Lá se foi o Hospital Concelhio de Alhos Vedros, creio que definitivamente, e com ele o Serviço de Atendimento Permanente (24 horas por dia). Agora é só das 10h às 22h e, se acaso, adoecer fora do horário estabelecido procure assistência noutro lado, porque aqui acabou-se!

Toda a gente está contra: o poder autárquico, a Santa Casa da Misericórdia, a Comissão de Utentes, a população, eu próprio, e até a Administração Regional de Saúde tem pena, mas a decisão a todos ultrapassa.

Uma coisa é certa, Alhos Vedros está mais pobre (...) Cada um que tire as suas conclusões. Nós e os nossos filhos merecemos mais e melhor."(in, SANTOS, Luis Carlos - Estórias de Cá e de Lá. Alhos Vedros: Ed. Casa de Estudos, Fev. 2006.)

Este textinho que está em cima, foi escrito pouco tempo depois do encerramento do Hospital Concelhio de Alhos Vedros, publicado então no jornal "O Rio". Depois de ter ido o Hospital, já foi também o Serviço de Atendimento Permanente (24h), que foi substituído por atendimento entre as 10h e as 22h, no Centro de Saúde, mas que agora já só funciona entre as 16h e as 22h. Já se ouve falar, aqui e ali, no encerramento definitivo.

Face a esta rápida e progressiva degradação dos serviços de saúde no Concelho ou, pelo menos, em Alhos Vedros, não se conhecem tomadas de posição política, nem do poder local nem da oposição. A Comissão de Utentes do Hospital que então lutou contra o seu encerramento, ao que parece, extinguiu-se, e a população vai deixando andar e quando acordar será tarde.

Quer dizer, em Alhos Vedros, os serviços de saúde vão com o património histórico, na maré...

Luis Santos

6 comentários:

CIDE disse...

Lá se foi o antigo Hospital Distrital.
Actualmente era um apoio extraordinário à população de Alhos Vedros, a qualquer hora do dia. Já não o temops. O que será que nos vão tirar a seguir?

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Podes explicitar melhor essa do Hos+ital Distrital?

Carlos Alves

P.S.: No Largo da Graça um tal Paulo pergunta sobre o MFI. Quem se sente do MFI deveria rsponder. Eu já o fiz.

CIDE disse...

O Hospital de alhos Vedros nos anos 60, quando eu nasci, era o Hospital principal da zona. Vinham para cá todos os doentes e todas as urgências da zona. Estamos a falar de um tempo em que não existiam os hospitais de setúbal e do Barreiro.
Urgências, Maternidade e muitas especialidades faziam parte dos Serviços deste Hospital.

Crystalzinho disse...

É lamentavel que estas situações estejam a acontecer sem que as populações se revoltem.
Os nossos políticos deviam viver nestas localidades e saberem como é quando alguém se sente mal à noite e necessita deslocar-se para longe para ter direito a assistência médica.
Que país este que não toma conta da sua população?

Bjs


P.S.: Estive ausente dos blogs devido a um doloroso acontecimento da minha vida e por isso não sei se ainda posso ter a camisola de alhos vedros? Diz-me o que devo fazer

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Crystalzinho, camisolas de Alhos Vedros? Não temos. Neste momento só camisolas do MFI, 8 Euros cada. Convém dizer o tamanho e a direcção, ou então deixar contacto para acertarmos pormenores.

Também acho que, como diz, é lamentável à degradação das condições de saúde por aqui. E depois ter perdido aquele querido hospital que até um Presidente da República tratou...

bjs.
Carlos Alves

P.S.: Estive a ver as imagens do mundo pelos seus olhos e são bem bonitas. Até dá para escrever uma estória para publicar aqui. Se a coordenação do blog concordar abriremos uma secção especial para outras estórias que não exclusivamente de Alhos Vedros.

CIDE disse...

ATENÇÃO: sobre estes e outros assuntos, o MFI está alerta!


O MFI está por aqui!
O MFI não desiste, o MFI resiste!

O MFI está em movimento, nem precisa de Regimento!


Estamos e continuamos em movimento, em acção, a ponderar uma intervenção sólida e séria. Somos um Movimento aberto, cívico e apartidário.
Estamos apenas à espera de uma oportunidade de "aparecer", porque já existimos. Ou seja, "Ser", já somos; apenas nos falta "aparecer".

Em breve, num dos Blogs, referidos pelo Sr. Carlos alves, vamos lançar o primeiro repto aos cibernautas libertários e perguntadores. para já estamos numa fase de marketing, numa pausa meditativa, a prospectivar o futuro deste grande movimento.

Alías, quem resiste a uma bos pergunta? NINGUÉM!
É verdade ou não que quem pergunta sempre alcança? ÓBVIO!

AS PERGUNTAS SÃO AS PORTAS DO FUTURO! AS BOAS PERGUNTAS SÃO O CAMINHO PARA A VERDADE!

Junta-se a nós para perguntar e descobrir a verdade, sem se iludir.

CONTRA UM MUNDO DE APARÊNCIAS.
PELA ROTA DA VERDADE, O MFI E´MEIO CAMINHO PARA A LIBERDADE!

Luís Mourinha
(MFI CONVICTO)