domingo, 14 de outubro de 2007

Agradecimento aos Amigos do Estórias







Agradecemos desde já a excelente participação que os nossos amigos colaboradores têm "emprestado" ao nosso Blog.


Digamos, em abono da verdade, que não somos muitos, mas que somos bons. E, modéstia a parte, temos conseguido elevar o nível qualitativo das nossas participações, com textos e comentários de elevada qualidade.


Muito Obrigado!




Começámos com Estórias de Alhos Vedros e lançámos depois o desafio do M.F.I. (Movimento das Forças Interrogativas). Já lá vai muito tempo de "viagem" conjunta, nesta Tertúlia intelectual, em que as Estórias e as interrogações ganharam vida própria. Vida digital, mas bem "viva" e rflexiva. Pelo menos, haja Deus, há espaços livres e de expressão crítica, onde podemos escrever e partilhar o que nos vai na cabeça.
E o M.F.I. tem sido isso: uma Tertúlia digital e interventiva!




Agora, este Blog já não é nosso. Ganhou uma dimensão que foi além dos objectivos da Coordenação do Estórias. Estamos cada vez melhor nesta epopeia das perguntas e das inquietações interrogativas. Este Blog é de todos os que nele têm participado. E o M.F.I. foi um sucesso qualitativo, que não devemos ignorar.


Consideramos por bem dar-lhe continuidade. Mas, desta vez, com uma participação mais activa dos colaboradores, os quais convidamos a integrar a Coordenação do M.F.I.


A partir de agora, o MFI é de todos nós.
Cesceu e ganhou independência: "deixou a casa dos pais" e "foi à procura de vida" própria e de autonomia. Finalmente é maior de idade e já pode decidir sobre a sua própria existência.






O MFI é de todos, em especial daqueles que têm estado connosco.


Dai o nosso Desafio e desta vez, sem meias palavras, um desafio para os mais frequentes e ilustres amigos desta Tertúlia literária: lancem as Vossas interrogações!


Mandem as Vossas inquietações e os Vossos Textos interrogativos para o Nosso Blog. Podem fazê-lo para o E-mail do Estórias:








Em particular e em especial, o nosso desafio vai para os nossos amigos:


- Jm
- Philos
- Teresa
- Flávio
- A. Tapadinhas
- Eduardo Espírito Santo
- Joaquim Nobre
- Eduardo Pedro
- Abdul Cadre
- Luis Gomes


P.S. (Post Scriptun): neste Post, se possível, digam-nos o que pensam deste novo desafio, que agora laçamos.
Obrigado!
Saudações Interrogativas.




P´Coordenação do Estórias:

Luís Santos
Luís Mourinha


14 de Outubro 2007




16 comentários:

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Pronto, meus amigos, o blog é de todos e não é de ninguém, mas é sobretudo dos que nele têm participado.

O repto está lançado. Recordo-me que o amigo Eduardo Espírito Santo tinha avançado com uma provocação. Talvez fosse boa ideia consubstanciar a interrogação, traduzindo-a em miúdos, para que se pudesse abrir debate. Está para isso, caro amigo?

Naturalmente que o repto está aberto para todos. Vamos lá?

Luis Santos

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Isso! O Blog está aqui à Vossa espera. Venham beber um café virtual e aproveitem para deixar as Vossas Interrogações.

Saudações interrogativas!

A.Tapadinhas disse...

Interessante! Vou ter de conciliar o pouco tempo de que disponho (qual de vós jovens imberbes sabe da falta de tempo que tem um reformado?), entre o meu blog e o "estórias..."
Pois bem: tenho uma provocação, actual, mediática, etc..
Nas comemorações do 90º. aniversário das aparições, esteve em Portugal, em representação do Papa, o Secretário de Estado do Vaticano.
Os Príncipes das Astúrias, visitaram hoje Beja, para entregar um prestigiado prémio internacional ao empreendimento do Alqueva, apesar de todas as questões ambientais que tal obra coloca.
Há uma míriade de questões que se podem colocar sobre estes dois temas.
Proponho que respondam às vossas questões. E respondam à minha:
-Qual é mais importante para Portugal?
A.Tapadinhas

A.Tapadinhas disse...

O resto da pergunta é : Fátima ou Alqueva?
A.Tapadinhas

A.Tapadinhas disse...

O blog está a ser atacado pelos americanos! Escrevi o meu post às 18.50 pm e apareceu 10h50 am, que são horas de Los Angeles. Cuidado!

philos disse...

Não é que os americanos são omnipresentes! Até aqui!!!
Atenção! Esta deve ser apenas uma amostra do que vem a seguir, creio.

Teresa.

COMISSÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA disse...

Os Americanos e, em especial os seus patrões globais neocons.

CIDE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CIDE disse...

Os Americanos, os Russos, os Europeus do Tratado de Lisboa, todos... andam todos ai.
Cuidado!
Estamos a ser televisionados e devidamente controlados, tal como mandam as leis do neo-liberalismo.

P.S. (Post Scriptum): vejam se não é verdade: algum amaricano apagou o Comentário anterior.
Aqui há mistério!

Estudo Geral disse...

Bem, na verdade, os americanos já andam por aí faz muito tempo... o que também significa que já gastaram parte do tempo disponível para reinar. Lá ao fundo, já se vê o Socialismo de Mercado. Mas vê-se muito mais...

Seja bem-vinda Teresa.

Luis Carlos

COMISSÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA disse...

A propósito de socialismo de mercado: O equilíbrio entre a comunidade, o mercado, o estado (que está) e o Ser que inclui o não-ser é o melhor que conheço como proposta política para o recente milénio. Por exemplo, os bens (direitos) de importância vital de base, não deveriam ser mercantilizados por ninguém. Aí estariam o estado e a comunidade para os regular e partilhar. Há que fazer/propor uma coisa destas, um dia destes... Gualdim

Flávio M. disse...

Também nas "estórias" saúdo o regresso da verdade e da liberdade.
Por vezes a cisão é reflexiva e boa conselheira. Louve-se o "amor amigo" que deve guiar o desiderato dos homens e conduzir à paz.
Salvé Teresa !

Contra os Americanos avancem as sociedades secretas !
Estão as "estórias" filiadas ?

Flávio Meireles

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Caro Flávio,
as Estórias não têm filiação alguma, aliás tal como o Movimento das Forças Interrogativas que tem passado por este sítio para promover conversas.

O espírito é que tudo será de quem os agarrar. Assim, se houver identificação com as "Estórias", o espaço será seu. O mesmo acontece com o MFI. Tudo crescerá, ou não, na justa medida em que houver apropriação da(s) ideia(s).

Trata-se assim de um espaço de liberdade, onde os resultados dependerão das capacidades dos intervenientes que, esperemos, sejam sempre da máxima honestidade possível. Ou seja, um espaço de encontro, fraterno, solidário, humanista, pacifista... Esta é a minha ideia. Provavelmente, haverão outras.

Quanto ás sociedades secretas, tal como ás religiões, ou partidos políticos, cada um será livre de pertencer aquilo que a sua consciência lhe ditar, assim saiba respeitar igualmente os outros. Mas um destes dias, decerto, teremos oportunidade de aprofundar todo este conjunto de ideias.

Luis Carlos

philos disse...

Meu Deus! Quanto mimo e cavalheirismo! Digam lá se não é bom ser mulher!? Eu, particularmente tenho muito orgulho na minha condição! Obrigada a todos.

Respeitosos cumprimentos.
Teresa.

Flávio M. disse...

Lançado o repto, considerem naturalmente a minha parca colaboração. Enviei ontem a 1ª parte duma pequena história e sugerirei nos próximos dias algumas temáticas de debate.

Cordiais saudações

Flávio M.

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Amigo Flávio, obrigado pelo envio da sua estória.Será publicada o mais breve possível. Estamos só a velar para que as estórias não se atropelem umas às outras. Tal como já referimos o blogue é seu. Mande sempre. Abraço. Luis Santos