terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Liberdade está a passar por aqui!

Acta de reunião cujo fundamento se explica em seguida. Uma "estória" que não poderíamos deixar de destacar aqui.

Em Suma:

Na 5ª feira, 22 de Janeiro, Dia Mundial da Liberdade, o Croca, o Eduardo e o Luis, em representação de um grupo de cidadãos, foram recebidos pelo Sr. João Lobo, Presidente da Câmara Municipal da Moita. A conversa teve como tema central o Palacete da Quinta da Fonte da Prata e a necessidade de elaboração de um plano de acção que visasse a preservação do património histórico do Concelho.

Trocadas que foram as ideias pelas partes, no essencial conclui-se da necessidade de salvar o Palacete, uma reconhecida mais valia para toda a comunidade, pela sua beleza, pela sua riqueza arquitectónica, pelo testemunho da nossa memória histórica, pelas antigas árvores que o acompanham, porque fará 100 anos em 2010 e, porque, contém em si a possibilidade de um conjunto único de diferentes valências que se podem desenvolver no seu interior. Por exemplo, uma instituição de ensino (profissional, superior, da Terceira Idade...), um núcleo museológico, uma unidade hoteleira pública ou privada, entre outras.

Embora tudo isto se tenha constatado, existem fortes obstáculos que poderão não evitar a crescente degradação do Palacete, até à sua completa e irrecuperável destruição: por um lado, a falta de capacidade financeira por parte da Câmara, por outro, a inexistência de parceiros interessados que possam contratualizar a recuperação do edifício, neste caso com benefícios a dividir.

Na impossibilidade imediata de melhores soluções, saldou-se a reunião pelo interesse que poderá advir de um futuro Encontro subordinado ao tema da "Preservação do Património e da História Local" que envolva todas as forças vivas da comunidade (partidos políticos, associações, movimento de cidadãos). Foi nisto que, para já, ambas as partes ficaram de reflectir, com o compromisso por parte do Sr. Presidente de nos contactar em breve prazo.

Eduardo Espírito Santo
Manuel João Croca
Luis Carlos Santos

1 comentário:

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Deveremos acrescentar que também aos vereadores do PS e do BE, respectivamente, Vítor Cabral e Joaquim Raminhos foi dado conhecimento das nossas intenções e dos resultados da reunião, tendo ambos concordado com a necessidade de se reflectir conjuntamente sobre que destinos se poderão arranjar para o Palacete da Quinta da Fonte da Prata, enquadrado numa perspectiva mais ampla de salvaguarda do património histórico do nosso Concelho.