sábado, 14 de fevereiro de 2009

O Palacete (continuação)

Exmo. Sr.
Presidente da Câmara Municipal da Moita
João Lobo

Na sequência da reunião que nos juntou no passado dia 22 de Janeiro, Dia Mundial da Liberdade, em conversa sobre o Palacete da Qta. Da Fonte da Prata, coube-nos agora dar conta a quem nos mandatou dos resultados desse nosso gentil e agradável encontro.

Como balanço devo dizer-lhe que não temos mais do que algumas ideias, mais ou menos desgarradas, sobre possíveis soluções a dar ao Palacete. Tudo vai avançando devagar, mas a vontade ainda não desfaleceu.

Temos um banco de ideias em evolução, com registos de estalagens em devir, possíveis núcleos museológicos, virtuais instituições de ensino. Pensámos na pertença dos terrenos envolventes ao Palacete, em planeamento do território e em contrapartidas financeiras. Uma IPSS se chegou a nós, revelando interesse pela aquisição partilhada do belo edifício. Como se vê nada de muito substancial, mas ainda assim uma mão cheia de sonhos.

Decerto, pode este banco de ideias ser muito enriquecido, se conseguirmos manter viva a vontade comum de encontrarmos uma boa saída para o Palacete e, até, aproveitarmos o balanço para se definirem algumas linhas estratégicas que possibilitem a valorização do património histórico do Concelho. A riqueza da nossa história local, a lembrança da coragem dos antepassados e a preciosa herança que nos legaram, são bem dignas desse esforço.

À falta de melhor ideia, continuamos a ver na organização de um Encontro alargado a todas as forças vivas do Concelho, uma possibilidade de ampliarmos significativamente os créditos desse banco de ideias e, quem sabe, encontrarmos boas soluções para levarmos a bom porto este nosso difícil empreendimento. Talvez o Sr. Presidente nos possa ajudar com soluções de uma outra escala a que nós não conseguimos chegar.

Por isso, aguardaremos o seu contacto.

C/ os nossos melhores cumprimentos,

Eduardo Espírito Santo
Manuel João Croca
Luis Carlos Santos

Sem comentários: