quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O QUE É ISTO?


Gustave Courbet

A Origem do Mundo, 1866, Óleo sobre Tela, 46x55cm
Paris, Museu Orsay

No dia 24 de Fevereiro de 2009, a Polícia de Segurança Pública (PSP), em defesa da moral e dos costumes, apreendeu, em Braga, na “Feira do Livro em Saldo e Últimas Edições”, todos os livros que tinham na capa a reprodução do quadro de Courbet “A Origem do Mundo”. O Subintendente Henriques Almeida justificou a sua acção dizendo que temia “discussões e mesmo desacatos entre os livreiros e os pais das crianças” que costumam brincar na zona.
Dias depois, a Direcção Nacional da PSP fez a sua devolução, por considerar que “o livro reproduz uma obra de arte, não havendo fundamento para a respectiva apreensão”.
Este quadro ficou escondido durante anos e só recentemente o museu Orsay ousou mostrá-lo ao público.
Eu gostava de o ter na minha casa…

1 comentário:

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Eu tenho um destes em minha casa, mas não empresto a ninguém.