sábado, 17 de janeiro de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO


Hoje de manhã fui cortar o cabelo, que significa, não só, o que dizem as palavras, mas também, falar sobre o nosso Benfica (meu e do Setúbal) e passar a vista pelos jornais desportivos. Ao ler as grandes no Record chamaram-me a atenção alguns títulos, como, por exemplo: “Avançado fatura” e “Encarnados recetivos”. Tinha a ideia que o acordo só entraria em vigor para as calendas… e fui ver. Então, confirmei que o Acordo Ortográfico entra em vigor em 1 de Janeiro de 2009, mas que existirá uma fase de transição onde a ortografia actual e a nova coexistirão entre 1de Janeiro de 2009 e 31 de Dezembro de 2012. Confirmei também que o jornal adoptara já, como o Brasil, o novo acordo. E, assim, logo no primeiro dia, foi possível ler títulos como "Com um adversário direto (em vez de directo) ", "Audácia e espírito coletivo (em vez de colectivo) " e "Quatro milhões de espetadores (em vez de espectadores) ".
O Desporto sempre na frente do progresso de Portugal!
Acham que faz algum sentido atrasar tanto a implementação do acordo?
Até parece que é para nunca entrar em vigor!

2 comentários:

Estudo Geral disse...

...Mas se ele já entrou em vigor. Não me parece mal esta coexistência das duas ortografias durante 4 anos.

A.Tapadinhas disse...

Acho que continua a recolha de assinaturas até à marcação da sessão da Assembleia da República que apreciará a petição.
MANIFESTO
EM DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA
CONTRA O ACORDO ORTOGRÁFICO
www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa

O acordo do TGV também já entrou em vigor!
Em tempo:
E o cessar fogo em Gaza!
Abraço.
António