sábado, 3 de janeiro de 2009

Comemorando Os Primeiros Dias De 2009... / Núcleo MIL "Actus Angolensis"

“Sandálias Apressadas De Pés Surrealistas”

Meus sapatos últimamente têm sido sandálias
Evito atacar os atacadores do que calço
Receio que me levem os passos aleatóriamente
Fico em pânico só de pensar que me possa perder

Nem botas uso nos pés há muito tempo
Não necessito delas por enquanto para caminhar
Minha senda é por vezes mais clara ou escura até
Arrisco-me a mancar em ziguezague com os calos da Vida

Chamam-me côxo quando me vêem nas ruas
Olham-me olhos estranhos com ar misterioso
As línguas lambem-me o ambiente como víboras
Fico sem saber se avançar ou recuar túnel adentro

Deixo as portas do veículo físico escancaradas ao deus-dará
Aguardo que entrem em meu Interior dúvidas e perguntas
Rendo-me ao eventual charme de respostas sem nexo
Passo a vêr tudo com um certo sentimento de surrealismo

Salto de quase alegria de icebergue em pedra de gêlo
Afundo as más intuições para os abismos das Trevas
Levanto a bandeira da gloriosa vitória contra o obscurantismo
Abro as janelas da Mente para o que vai nas Cabeças alheias...

...Enquanto abro as mãos e as ofereço solidário a bilhões de outrém...


Escrito em Luanda, Angola, por manuel de sousa, a 2 de Janeiro de 2009, enquanto o Ano Novo já avança veloz para o 3º dia rumo aos restantes 363..., para os quais, desejo Responsabilidade, Juízo, Compreensão, Compaixão, Perdão e Paz entre todos nós, os Povos Humanos, lembrando para o dever e o cumprimisso supremos que nós os Humanos temos para com a preservação da Vida Animal e Vegetal nestre quadrante do Universo...

2 comentários:

A.Tapadinhas disse...

Esta é a resposta ao teu "porquê?" da mensagem anterior.
Escher, autor do livro Mundos Impossíveis, do qual essa figura faz parte, constrói estruturas que sugerem ser tridimensionais mas que, se observarmos bem, não o são. Ele mistura o impossível com a realidade, à vista do observador... ou do eleitor se traduzirmos essa impossibilidade para as nossas ficções: obras públicas, justiça, educação... e agora o orçamento...
Abraço.
António

PS- Pés surrealistas? Dali pintava com uns sapatos apertados para se despachar mais depresssa...

Estudo Geral disse...

Obrigado pela resposta. Agora consigo ver mais do que vi. Mundos Impossíveis soa-me bem. Até me faz lembrar aquela famosa série que dava na TV...

Vê lá que eu, desta vez, ao olhar para a figura do Esher só pensava no "Ciclo da Água" (a água chove e depois evapora para tornar a chover). Ou seja, se já está tudo construído tão ao pormenor para quê querer construir de novo?