terça-feira, 29 de julho de 2008

O PENSAMENTO FILOSÓFICO DE FERNANDO PESSOA





Descobri há pouco tempo o Pensamento filosófico de Fernando Pessoa. Fiquei impressionado, aliás, bem impressionado, ao ponto de deixar esta mensagem pessoana a todos os Homens e Mulheres carentes de modéstia e humildade. Que antes de avaliarem ou tomarem posição sobre algo, pensem bem na relatividade e instabilidade do seu próprio pensamento.

Deixo-vos aqui Um excerto da Filosofia pessoana.



O PENSAMENTO FILOSÓFICO DE FERNANDO PESSOA

In COELHO, António de Pina, Textos Filosóficos de Fernando Pessoa. Lisboa: Editorial Nova Ática; Vol. I, p. 3


“ (…) Toda a opinião é uma tese, e o mundo, à falta de verdade, está cheio de opiniões. Mas a cada opinião compete uma contra-opinião, seja crítica da primeira, seja complemento dela. Na realidade do pensamento humano, essencialmente flutuante e incerto, tanto a opinião primária, como a que lhe é oposta, são em si mesma instável (…).
(…) À certeza com que cada um pensa o que julga que pensa convém opor a certeza com que se pode pensar o contrário, com que se consegue tornar lógico o absurdo […]
O Mundo – exterior é real como nos é dado. As diferenças que há entre a minha visão do mundo e a dos outros são uma diferença de sistemas nervosos (...)”


Esta foi a minha primeira lição de Filosofia. Distinguir Verdade e Opinião e/ou Verdade e Aparência. A facilidade com que formamos opiniões, com aparência de Verdade é uma dos maiores problemas de comunicação. À minha opinião devo contrapor a opinião de outros. A minha tese (opinião) não é forçosamente a Verdade, mas sim um julgamento pessoal sobre algo; devo confrontá-la com outras e a partir daí posso caminhar para a Verdade. Os meus juízos ou avaliações da realidade podem ser interpretações falsas ou precipitadas. Só uma análise crítica ponderada pode obviar o enviesamento da Verdade. Quantas vezes formamos opiniões a partir de sensações ou de ideias construídas com base em preconceitos (o que achamos das pessoas, por exemplo) e com elas avaliamos seguramente os outros, sem nos confrontarmos com a opinião contrária ou sem nos darmos ao trabalho de consultar e ouvir todas as partes envolvidas?
A nossa visão do mundo é apenas a nossa visão do mundo, tão instável e relativa como a dos outros. Ou será que a nossa opinião é a melhor, porque é a nossa? Onde está e qual é a verdade? No Sujeito que a formula ou na realidade que avalia?


Luís Mourinha

1 comentário:

Estudo Geral disse...

É impressionante e de grandiosa lucidez o pensamento filosófico e prosaico de Pessoa.

Mas não só na prosa, também toda a poesia é constituída por diferentes sistemas filosóficos, espantosos, onde cada heterónimo transporta consigo uma lógica de pensamento e de existência que lhe é própria, ou seja, em cada um deles, uma filosofia única e extraordinária de uma profundidade absolutamente incrível, de tão rica.