quinta-feira, 29 de novembro de 2007

São Jorge

Príncipe da Capadócia, soldado do exército de Diocleciano, a quem se opôs por perseguir os cristãos, tendo sido martirizado sob o seu mando, na Palestina, em Dióspolis, onde morreu, no ano 300.

Os Cruzados divulgaram-lhe a devoção na Idade Média e a lenda mostra-o como vencedor dum perigoso dragão.

No Oriente, é venerado como um dos 14 Santos Auxiliadores, sendo especialmente conhecido como padroeiro dos soldados. Nas batalhas da História de Portugal era o protector mais invocado.

Na arte é apresentado como um jovem com armadura, quase sempre a cavalo, a vencer o dragão, símbolo do paganismo. O seu escudo e estandarte ostentam uma cruz vermelha sobre um fundo branco. A sua festa celebra-se em 23 de Abril.

cf.,
-Nova Enciclopédia Portuguesa. Lisboa: Ediclube, 1991.
-Santos Protectores, 56. Lisboa: Ed. Paulus.

6 comentários:

philos disse...

Ai, ai. São Jorge, S. Jorge. A matar dragões?
Por ventura estarei a salvo? É que no horóscopo chinês sou Dragão e com muito orgulho!
Estava a brincar, obviamente, mas não em relação ao ser Dragão.

Unknown disse...

Bem, minha senhora, nesse caso, se o encontrar, não se meta à luta com Ele.

Felicidade na Educação disse...

Se ele morreu por salvar vidas de cristãos... acho que também salvaria a vida de outros (mesmo pagãos) se os cristãos os perseguissem, como têm vindo a fazer de há uns séculos para cá.

Matar um ser humano em nome de Deus é o PRÓPRIO DRAGÃO (o ego) a dominar.

As lutas mortíferas no universo do símbolismo referidas em todas as(atrevo-me a dizê-lo)Mitologias representam na EXPRESSÃO LITERÁRIA OS MECANISMOS E PROCESSOS DE ILUMINAÇÃO QUE OCORREM NA BIOQUÍMICA DA FISIOLOGIA HUMANA.

Transpôr isto para o social tem sido e é a barbárie em cena.

S. Jorge representa (grosso modo) o mesmo Canal Divino que a Deusa Mahadurga do hinduísmo e INDRA no vedismo.

A luta deles é para ganhar os corações para a causa do Divino em Nós desbloqueando as toxinas na fisiologia dos buscadores de Deus.

A coisa como está está bem assim.

Estudo Geral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estudo Geral disse...

Também me parece que ele tentaria salvar todos. No caso foram os cristãos que naquela altura eram grupos minoritários perseguidos pelo poder dominante. Só alguns anos mais tarde (não muitos) o Cristianismo acabaria por se tornar a religião do Império.

Pelos vistos houve quem não aprendesse a lição...

Mas agora é o tempo das pontes e o desejo de acabar com os martírios. Parece-me sabedora essa relação entre Mahadurga, Indra e S. Jorge. Já agora qual será o orixá que o representa no Cadomblé?

Felicidade na Educação disse...

É Ogum no Candomblé e Ubanda dos Ioruba da Nigéria.

Já agora... nos mandalas védicos Indra é o Rei dos Deuses Cósmicos, os Devatas - é ele que solta as águas da vida presas no seio da montanha, desferindo o raio que destroí os rakshasas que as não deixavam fluir, i.e. as toxinas na fisiologia dos seres próximos da Luz.

Devata ser de luz - quer dizer literalmente aquele que não tem sombra.