domingo, 17 de junho de 2007

SOBRE A LIBERDADE DE OPINIÃO

A partir de um Texto publicado pelo Professor Luís Carlos Rodrigues e sobre o prazer da opinião, recordo uma "lição" que falava das Liberdades individuais conquistadas no Século XX e que não podemos "perder de vista"

LIBERDADE

Recordo que 25 de Abril de 1974, em Portugal, foi um bom exemplo da conquista da Liberdade Individual, tal como o Maio de 68 em França ou a Queda do Muro de Berlim na Alemanha. Na verdade, ao longo do Século XX muitos foram os acontecimentos que ajudaram a conquistar e a consolidar a Liberdade da Pessoa Humana, enquanto ser único, irrepetível e fim em si mesmo.

A PESSOA É UM SER ÚNICO, IRREPETÍVEL (MOUNIER, 1976)

O 25 de Abril de Portugal foi o triunfo do Indivíduo sobre o poder e a tirania de um Estado opressor, que impedia a Liberdade dos seres humanos. Por outro lado, permitiu aos portugueses direitos e garantias de liberdade de associação e vivência com os outros, que antes do 25 de Abril seriam impossíveis.


LIBERDADE INDIVIDUAL E LIBERDADE SOCIAL

TIPOS DE LIBERDADE

- LIBERDADE DE EXPRESSÃO E/ OU OPINIÃO
- LIBERDADE DE CIRCULAÇÃO
- LIBERDADE DE CONVIVÊNCIA, REUNIÃO E ASSOCIAÇÃO
- LIBERDADE DE ESCOLHA E DE DECISÃO
- ENTRE OUTRAS

1 comentário:

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

A liberdade do indivíduo é um dos valores de excelência conseguidos pela humanidade e aparecem ligados ao desenvolvimento dos regimes liberais e democráticos que hoje têm uma elevada representatividade na organização política das sociedades mundiais. E é um valor imperdível que se deve salvaguardar.

É bom que se tenha a noção que a liberdade constitui-se por direitos e deveres individuais que se devem cumprir. É verdade que tem muito que se lhe diga a delimitação desses direitos e deveres... Hoje, eles regulam-se através de um contrato social, ou seja, pelos princípios que regulamentam o Estado de Direito.

Por sua vez, a Democracia é um saco muito grande, onde cabe muita coisa distinta, como sejam todas as diferenças que existem entre as direitas e as esquerdas políticas, as últimas agora já largamente democráticas pelo desuso das ideias socialistas, pelo menos na actual conjuntura política.

Portanto, a Democracia é uma forma de organização política que está em permanente construção e que, por isso, é uma porta aberta à crítica solta. Mas é bom que se perceba que os limites dessas críticas devem ser balizados precisamente pelo valor da Liberdade que o Luis Mourinha, em poucas palavras, tão bem define e nos relembra.

Luis Santos