sexta-feira, 22 de junho de 2007

Alhos Vedros: Uma Vila com História











O Poço Mourisco que jaz precisamente num Jardim (?) que lhe dá nome, ali para os lados da Estação dos Comboios, está a precisar de limpeza. Muito embora seja a única peça do património histórico com legenda, uma prática que devia fazer regra no Concelho, a sua leitura não é possível porque a vidraça onde ela está inscrita está cheia de merdaça.
A propósito do seu nome, "poço mourisco", alguns entendidos nestas coisas da história duvidam da sua origem árabe. Talvez tenham razão, porque não? Embora, com certeza, não seja por Alhos Vedros não ter idade suficiente para isso. Afinal os árabes estiveram por aqui não há muito tempo e, ao que parece, até existiram algumas pelejas com os cristãos que remontam ao início da formação do País. De resto, as escavações arqueológicas testemunham isso e muito mais.
Bem nítida mantém-se a milagrosa cabaça que promete dar moedas de ouro para quem a consiga partir com a cabeça. Outros símbolos, misteriosamente, lá existem nas paredes do poço com a devida explicitação na legenda. Mas parece que também se prometem alvíssaras a quem, naquele estado, conseguir interpretá-la...
Carlos Alves

4 comentários:

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Lugar comum, mas que faz sentido: é necessário preservar as nossas memórias. Povo sem memória é um povo "esquecido", porque se esquece de quem é e fica sem saber para onde deve ir!

Luís Mourinha

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

O património histórico é uma das grandes riquezas que Alhos Vedros tem, a par por exemplo do património natural, e deviam os seus cidadãos reinvidicar maior visibilidade nesta área.

Até por isso fazia sentido termos um Movimento de Cidadãos forte.

Ass: MFI

Joaquim Nobre (JJ©N) disse...

E uma das coisas que algumas pessoas deviam ter era a consciência necessária para evitar estacionar o carro ao lado do Poço
(com possibilidade de um dia acontecer uma batida).
Diariamente verifica-se esta situação, fazer do passeio um local de estacionamento, e sempre os mesmos prevaricadores...

Continua o desrespeito pelo património e estética visual dos nossos espaços históricos, falta de consideração pelos outros e inexistência de penalização dos infractores...

(que não podem desculpar-se com o facto de o parque de estacionamento ser insuficiente, pois ao lado existe um descampado suficiente para algumas dezenas de viaturas) (mas que não tem a sombra da árvore)

(eu por vezes quero tirar uma fotografia e não tenho essa possibilidade sem incluir o maldito carrinho ou um turista quer uma recordação e leva também a chaparia toda) (e nunca seria capaz de estacionar nesse local)

Mas isto sou eu...

ana ventura disse...

Visitei o poço e tive pena de o ver abafado por tantos carros.