domingo, 15 de abril de 2007

Movimento das Forças Interrogativas (MFI)


MOVIMENTO DAS FORÇAS INTERROGATIVAS
MANIFESTO A HAVER

1- Preâmbulo
O Movimento das Forças Interrogativas é Fixe.
Dois dos princípios do Manifesto a haver do FMI:
1-O MFI poderá muito bem representar todos aqueles que não se revêm na partidocracia actual.
2- O MFI também não se revê no Partido do Salazar, nem de quem o apoiar e em outras formas totalitárias de perspectivar o Mundo Social.Por um país que se questione!

Por um país que não aceita dogmas, que aceita o contraditório e defende o direito à palavra em forma de pergunta.
A pergunta é o motor da História, a porta aberta para a liberdade.
Quem pergunta deseja saber!
Quem pergunta é livre.

2- Cabeça
O MFI é uma excelente ideia que pertencerá a quem a agarrar. Não tem estatutos, não tem direcção, mas tem um Manifesto a haver. É naturalmente também pertença de todos os participantes no “Largo da Graça Blog” que assim o desejem. Tudo o mais é pura brincadeira, e da melhor.

Quanto muito é uma brincadeira séria, como tudo na vida que vale a pena: surge de uma ideia, de uma interrogação filosófica necessária e permanente.
É um Movimento (re)surgido da necessidade de questionar o Statu Quo, que nos preocupa. Não tem dono, é de todos nós.
Não tem Estatutos (ainda!), mas vai ter em breve. Não teve um nascimento "de papel" ou institucional, mas "deu-se à luz" num parto virtual, aqui mesmo no Blog "Estórias de Alhos Vedros".

3- Posta
A INTERROGAÇÃO é uma arma, contra o dogmatismo, contra a tirania e a favor da verdade, a favor da democracia e da Liberdade.
É pelo sonho que caminhamos, diria o Poeta. É pela interrogação que construímos a cidadania.
A pergunta ajuda a pensar!A pergunta incomoda os dogmáticos, desorienta os tiranos.
A pergunta certa é meio caminho para a verdade. É o Código postal da Democracia.

4- Rabo
Só falta dar asas ao M.FI., como espaço de reflexão sobre as "coisas" públicas, que nos preocupam e que urge questionar. Sem partidos políticos, ideologias fixas ou outro tipo de amarras, o Movimento já é uma realidade. Por isso perguntamos: acham que devemos caminhar em frente com esta ideia?

Para já já o que nos faz falta é "animar a malta" e saber quantos somos. Quantos são os Interrogativos genuínos, que se querem juntar a nós e gritar bem alto as perguntas inquietantes.
E a primeira pergunta de todas pode ser já esta, aliás, estas: que merda é esta? O Povo não é parvo!? Porque somos usados em nome de uma Democracia meramente política? O que significa democracia? E a participação democrática, o que é e como se pratica? Cidadania? Ser cidadão, o que é? Há uns mais cidadãos que outros? Cidadania, direitos e deveres? Direitos ou privilégios?

5- Hino
"Graceland", poema e música de Paul Simon, será, provisoriamente, à falta de melhor, o hino do Movimento das Forças Interrogativas.

6- Novidades
Um companheiro nosso decidiu criar t-shirts do MFI. As encomendas devem ser feitas directamente no blog http://estoriasdeoutrosvelhos.blogspot.com/ no lugar dos Comentários.
Claro que é uma excelente prenda para oferecer no dia 25 de Abril.


M.F.I SEMPRE!!!

MFI Sempre, Fascismo nunca mais!

"Qual Salazar, por aqui, o povo está com o MFI!"

O SALAZAR QUE SE LIXE, O MOVIMENTO DAS FORÇAS INTERROGATIVAS É QUE É FIXE!

Quem pergunta sempre alcança (esclarece)!
Interrogativos de todo o Mundo uni-vos!
Perguntar é o oposto de dogmatizar!
Quem pergunta está mais perto da Liberdade!

Pelo Movimento das Forças Interrogativas
Dialógico e Carlos Alves

8 comentários:

CIDE disse...

Uma para mim!?
Posso encomendar uma t-shirt do MFI? Quero uma! Pode ser?

Dialógico

CIDE disse...

Proponho em breve um novo Post, aqui no Estórias, que peça aos leitores, que formulem as suas interrogações. De modo a que se possa coligir uma série de perguntas/ interrogações dos leitores, aderentes ao MFI.

MFI SEMPRE!
Um abraço interrogativo!

???????????????????????????????????

Luís Mourinha

Estudo Geral disse...

Bem, eu também quero uma t-shirt do Movimento das Forças Interrogativas.

Luis Santos

ATIREI O PAU AO GATO disse...

Eu também quero uma camisola. É do perguntar que nasce o futuro, pois quem pergunta hoje constrói o amanhã.
O manifesto está muito bom e diz tudo. A informalidade de um movimento destes pode ter consequências inesperadas e quanto aos estatutos apenas há que prevenir o arrivismo e oportunismo do costume e hajam aproveitamentos para discursos de pendor racista e totalitário. Como +e que isso se pode fazer não sei,pelo menos por agora, mas sei que não pode deixar de ser feito. De resto, a interrogação não tem limites e não seria eu que me arrogaria da capacidade de conhecer a verdade, seja lá naquilo que for.
O MFI é um movimento, como tal será a expressão do que dos contributos individuais surgir,mas por isso mesmo ele começa por ser uma atitude, a da pergunta, a da fuga ao dogma e a da abertura da mente apenas à procura de um sentido de justiça na vida em sociedade que levamos. Para mim, bastar-me-ia este propósito para dar como interessante uma brincadeira como esta.
MFI, UM PONTO DE ENCONTRO PARA TI!

Um abraço interrogativo
Luís

CIDE disse...

Com o MFI por perto, já me sinto mais liberto!

MFI SEMPRE!

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Um outro amigo já começou a estudar a possibilidade de criar iogurtes e sumos (mesmo sem ser de néctar, mas preferencialmente de agricultura biológica)da marca MFI. Com MFI o futuro é aqui!

CIDE disse...

E porque não uma alimentação saudável?
E um Vinho com a designação MFI, um néctar interrogativo, que nos faça pensar melhor!?

Luís Mourinha

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

É. Tenho um amigo que faz vinho muito bom. Podíamos nrgociar com ele e engarrafar uns litros de MFI. Bem, abrimos também inscrições para a compra de vinho. Eu quero 10 garrafas de litro! Quanto aos sumos e aos iogurtes logo se verá.

Carlos Alves