terça-feira, 20 de maio de 2008

Querem destruir a Estação!

foto Campino

Amigos
Acabámos de saber que amanhã dia 21 de Maio será o último dia de existência da velha estação de combóios de Alhos Vedros.
Mesmo sabendo que não se trata de um edifício com grande importância arquitectónica, mas tem um grande simbolismo, para várias gerações, que daqui partiram e chegaram todos os dias.
O edifício ainda está em muito bom estado de conservação, e talvez pudesse ser ali dinamizado um espaço cultural, onde por exemplo a CACAV poderia dar um bom contributo. Talvez uma galeria de artes ... ou uma outra ideia qualquer.
Mas não! Quem decidiu apenas pensou em arrasar o edifício, talvez esse alguém que nunca veio a Alhos Vedros.

É com grande indignação que partilhamos esta notícia connvosco.

A Direcção da CACAV

(mensagem publicada por Luis Carlos)

5 comentários:

A.Tapadinhas disse...

No Pinhal Novo, quando foi criada aquela estação de alta tecnologia, estava planeado arrasar aquela torre de controle que existia entre as linhas. Houve um movimento bem sucedido a favor da preservação da torre... e a antiga estação também continua lá... Precisa-se um movimento para arrasar a insensibilidade de quem decide.
Abraço.
António

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

HÁ QUE TENTAR IMPEDIR POR TODOS OS MEIOS POSSÍVEIS A DESTRUIÇÃO DA ESTAÇÃO AMANHÃ. PELO MENOS ADIAR PARA GANHAR TEMPO.

PRESSIONAR AS ENTIDADES DO PODER (JUNTA, CÂMARA...) A TOMAR POSIÇÃO.

SERÁ MAIS UMA PARTE SIGNIFICATIVA DO PATRIMÓNIO QUE VAI AO AR.

Luis Carlos.

CIDE disse...

Precisamos de estar atentos.
Só uma pergunta: porquê destruir o que pode ser (re)aproveitado?

Luís Mourinha (MFI)

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Última Informação: Ontem fomos a sessão pública do executivo camarário. A destruição da estação foi suspensa. Na sexta-feira haverá uma reunião entre a Presidência Camarária e os responsáveis da REFER. Todos os quadrantes políticos do poder autárquico têm uma posição semelhante à nossa: o progresso e a modernização (electrificação da linha do Sado, etc.) não é inconciliável com a preservação do património. Aguardemos pelos resultados da reunião, sem que deixemos de manifestar a nossa opinião e o estado de vigília.

lcs

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Segundo João Lobo, o Presidente da Câmara Municipal da Moita, a reunião com a REFER que ocorreu hoje, sexta-feira, foi infrutífera. A REFER mantém a decisão de não integrar a Estação nos seus planos de progresso(?) e modernização.

No seguimento da reunião, João Lobo deu conta à tutela da oposição do executivo camarário à destruição da estação.

Receamos, no entanto, que só por si esta tomada de posição pouco adiante.

A questão agora é saber se, nesta corrida contra o tempo, ainda é possível uma tomada de posição por parte de instituições e população que demova a REFER dos seus intentos.

Luis Carlos