domingo, 30 de dezembro de 2007

PARABÈNS A TODOS E À VIDA!

O Blog das "Estorias" está de Parabéns. Faz hoje um ano que nasceu. Aproveitamos para relembrar a ocasião, todavia, com alguma sobriedade sem grandes festas. Mas muito felizes porque comemorar este nosso Blogue é comemorar a Vida e a Alegria de estar juntos. Daí ser uma boa altura para repetir que:

O "Estórias" e o MFI são de todos!

Cresceu e ganhou independência: "deixou a casa dos pais" e "foi à procura de vida" própria e de autonomia. Finalmente é maior de idade e já pode decidir sobre a sua própria existência.

O MFI é de todos, em especial daqueles que têm estado connosco.

Daí o nosso Desafio para os amigos desta Tertúlia literária: lancem as Vossas interrogações! Aguardamos as Vossas publicações, as Vossas perguntas e inquetações. Fiquem connosco!

Podem enviar para o e-Mail ou deixar num Comentário do Blog.
vedros.alhos@gmail.com

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Alhos Vedros: Uma Vila com História


Não, não são os gigantes em pedra da Ilha de Páscoa, é talvez uma antiga fachada onde se terá situado a entrada principal de uma fábrica de cortiça. Constitui um bom exemplo de pormenores arquitectónicos que, dada a sua particular beleza, devem ser preservados, nas novas reconfigurações urbanas que o tempo nos vem impondo. É que (também) são estas pequenas coisas que engrandecem a alma de uma comunidade.
Luis Santos

sábado, 22 de dezembro de 2007

ATENCIÓN - Cuenta limitada.

Recebemos esta cartinha no nosso e-mail!!! Será que é uma nova proposta de debate?

Estimado cliente de Banco Popular:

Banco Popular hace todo lo posible por mantener al tanto al usuario de posibles problemas tanto en el servidor Banco Popular como en la cuenta del propio usuario. Por lo tanto, quiere advertirle en este momento que el departamento de seguridad cree que terceras personas han podido haber accedido a su cuenta y han limitado esta para que no se produzcan operaciones no deseadas. Por lo tanto, el equipo de Banco Popular le ruega que mediante el enlace que le proporcionamos confirme su cuenta inmediatamente para así poder fijar su ip como usuario principal y poder evitar más intromisiones en su cuenta:

Cuenta personal: (...)
Cuenta empresarial: (...)

Banco Popular no se hace responsable de la perdida de información en caso de que esta confirmación no se lleve a cabo.

Atentamente: Banco Popular Dominicano.

Luis Carlos

Perder tudo, Bairro-a-Bairro.







Perder tudo, Bairro-a-Bairro.
Nesta época natalícia, convite ao exuberar de sentimentos de família e de partilha, todos se voltam para as luzes, para o teatro luminoso que engalana as ruas e avenidas da vilas e cidades.
Já não há quase local algum que não “precise” esse tempo místico e misto de materialidade e espiritualidade, faces de uma mesma realidade.
Alhos Vedros, segue assim um rito, o das luzes e do Natal, como que sendo mais um presépio nesse mundo de estradas e de vias: as do movimento de pessoas e suas coisas, e das ideias e experiências.
No entanto, vozes velhas e novas, sentimentos de tristeza e de exclusão, surgem como que em resposta frágil à postura de quem, autistamente e sem visão do todo, regeu o amontoado de enfeites natalícios, a meia dúzia de ruas da vila, como se por preguiça, não quisesse prestar um bom serviço à comunidade Alhos Vedrense.
Como se pode encher, entre outros locais, o largo da estação num Campo da Forca, onde as imagens penduradas e sós, quando se pretenderiam vistas, são condenadas ao olhar desconfiado de algum passante solitário numa noite mais desabrigada.
Como podem os conterrâneos sentir-se unidos num Natal de todos, quando vêem os seus Bairros sem uma luz, sem um papel, sem um aviso deste período de tanta festividade. Vêm aí o Natal, o Ano Novo, mas, para as gentes doutros Bairros que não do centro da Vila, tudo é igual, monótono e de exclusão: afinal a freguesia de Alhos Vedros, de um antigo Concelho, que se avizinhou em tempos idos, da Serra da Arrábida, perdeu o município, a visita das caravelas, tudo, porque as gentes de cada Bairro que se reúne na Bela Rosa para as eleições nacionais, para o Carnaval, vai perdendo o seu lugar no presépio da Vila, que ela própria teria, se as imagens luminosas, chegassem aonde ainda é Alhos Vedros: os Bairros.
Um Talvez-ainda AlhosVedrense
(Ass: Kavit)

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

MFI



Mais um Desafio do MFI: Realidade e/ ou Aparência!?
O MFI e o Corpo.
Vejam lá em baixo!

Dialógico

O MFI e o Corpo em Debate


O corpo e o culto do corpo, nos tempos Modernos.
Diz-se que o corpo, ocupou o espaço de importância, outrora ocupado pela mente e mesmo pela espiritualidade. Veja-se a corrida aos Ginásios e a adoração da beleza física. Com o Corpo no topo da pirâmide ideológica, parecem emergir outros valores: a materialidade e a aparência. Assim, "o que é" torna-se menos importante do que "o que parece ser". Da mesma forma, o que aparece tem mais significação (e sentido), do que aquilo está oculto: a intelecção e a espiritualidade. O Rosto passa a ser o principal cartão de visita e assume o papel da identidade exclusiva e fundamental de cada ser humano!?
Será mesmo assim?

Diz Lévinas: "O rosto é significação, e significação sem contexto."

O que será que dá contexto ao que aparece?
Ass: Dialógico

sábado, 8 de dezembro de 2007

Movimento das Forças Interrogativas, outra...

"Os acidentes acontecem"... Eis uma excelente matéria de análise filosófica, nomeadamente metafísica. Independentemente da deriva ou vulnerabilidade do agente qual a função do acidente no mundo? Em termos de contingência, como pode a tecnologia mitigar o lugar do acaso?

Flávio M.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Saudações Interrogativas ?!


Quase um ano de existência.
Tanto e tão pouco tempo. Tantos e ainda tão poucos amigos.
Os nossos agradecimentos ao Estórias, pela hospitalidade nesta casa fantástica e tão acolhedora.
As nossas maiores saudações interrogativas para todos os amigos Bloguistas!
MFI Sempre!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Movimento das Forças Interrogativas - Mais Uma...


Escrita e tecnologia

O acto da escrita é para muitos seres humanos uma forma de libertação, expressão universal do desejo e da mente. A evolução tecnológica na modernidade, disponibiliza ao cidadão comum inúmeros meios (Internet, "instant messaging", "blogging", wikis, "gadgets",etc) de divulgação de opinião e de interacção com o mundo, onde o sentido pleno da democracia de ideias se parece concretizar. A dependência tecnológica suscita todavia interrogações e riscos, pois as ameaças à privacidade e à intimidade tornam-se por vezes factuais, induzindo rupturas de índole sociológica e moral.

Reflexivamente, que contributo e que função desempenha a tecnologia na oficina da escrita ?

Flávio M.

Viva o "Trio Admira-te"


Começou por se chamar "Trio Admira-te", mas na verdade agora chama-se só "Trio Admira". Nem sei porque deixaram fugir o "te". São muito bons. Músicos e Amigos. Tudo em maiúsculas. O último show, a que alude a foto, foi "trés magnifique". Desta feita encontraram-se numa de Jazz Comedy, porque géneros não lhes falta. Foi no bar Quebra-Mar, em Alhos Vedros. É sempre a não perder.