terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O MFI e o Corpo em Debate


O corpo e o culto do corpo, nos tempos Modernos.
Diz-se que o corpo, ocupou o espaço de importância, outrora ocupado pela mente e mesmo pela espiritualidade. Veja-se a corrida aos Ginásios e a adoração da beleza física. Com o Corpo no topo da pirâmide ideológica, parecem emergir outros valores: a materialidade e a aparência. Assim, "o que é" torna-se menos importante do que "o que parece ser". Da mesma forma, o que aparece tem mais significação (e sentido), do que aquilo está oculto: a intelecção e a espiritualidade. O Rosto passa a ser o principal cartão de visita e assume o papel da identidade exclusiva e fundamental de cada ser humano!?
Será mesmo assim?

Diz Lévinas: "O rosto é significação, e significação sem contexto."

O que será que dá contexto ao que aparece?
Ass: Dialógico

5 comentários:

philos disse...

O que dá contexto ao que aparece, em minha opinião é o que está por "dentro" de cada um de nós. O meu corpo é apenas o único veículo que tenho para me transportar.
Trato-o e estimo-o, para que se apresente aos outros e a mim própria, o melhor possível. Para que possa gozar de boa saúde, por exemplo.
Quer queiramos quer não, os olhos são os primeiros a fazer uma avaliação, dos outros e de nós mesmos. São os primeiros a comer, lá diz o povo.
Só depois tentamos perceber a mensagem de cada um. Se a "embalagem" for boa, existe à partida, uma maior vontade de saber, a mensagem do outro.
Por algum motivo "vê" melhor, quem vê apenas com o coração!
Através do tacto, do coração e de outros sentidos mais apurados, os cegos "vêem" melhor que os outros, ditos visuais.
Para mim a alma é algo onde guardo os meus mais nobres sentimentos. É ela que me dá luz ao olhar, faz amar os outros, faz ser diferente ... me faz pensar que não devo fazer aos outros o que não gosto que me façam a mim, por exemplo. Porque para ser racional, tenho o cérebro e que utilizo, muito friamente, quando a situação o impõe.
Para mim faz sentido o que disse, para as outras pessoas não sei, mas é assim que penso e sinto.

Teresa.

Felicidade na Educação disse...

"É ela que me dá luz ao olhar (a alma)(...)" - l i n d o!

philos disse...

Bondade sua Eduardo, no entanto obrigada.

Desejos de um Bom Ano para todos, que o melhor de sempre!

Teresa.

philos disse...

"... que seja ..."

ESTÓRIAS DE ALHOS VEDROS disse...

Obrigado e igual.