sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Uma fotografia interrogativa

Ensopado vegetariano em cama de pão alentejano, à moda do Centro Tisana (ver mais).
O melhor ensopado do litoral Alentejano, dizem.
Será? O que dizer quando a criatividade à solta entra pela cozinha? Aceitam o convite?
luis santos

terça-feira, 19 de agosto de 2008

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Estórias na Moita

Como é bom passear pelo Parque Municipal da Moita logo pela manhã, quando as árvores e as flores iniciaram o seu renascer, e enquanto se espreguiçam, sem pressa alguma, iniciam a sua calma azáfama, traduzem a luz e dão de alimento ao mundo. O Parque Municipal da Moita, diga-se, um dos magníficos lugares que temos no Concelho, verde luxuriante, flores de todas as cores, raios de branca luz puríssima.

Aqui no Parque existem duas grandes pedras que tempo fora se namoram. Ninguém dá por isso, mas eu sei que se abraçam, que se apalpam, que se beijam... Ele, o da esquerda, tem a forma de sofá, ela, a da direita, tem a forma de banco, onde outros jovens pares de namorados se pousam, sorriem de júbilo e em eróticas brincadeiras se envolvem, semi-afastados dos maldosos olhos do mundo.

Digamos que fica ali num cantinho próprio dos iniciados nestas coisas do namorar. Eu também por lá andei. Tão bom. Testemunhas disso mesmo são aqueles grandes pinheiros que, entretanto, muito cresceram e que de lá de cima nos miram.

E hei-de lá voltar!

Luis Santos

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Comunicado do MIL

Uma semana após a realização da VII Cimeira da CPLP, e tendo entretanto lido com a devida atenção as diversas Declarações – [Declaração de Lisboa]; [Declaração de Apreço ao Secretário Executivo]; [Declaração de Apreço ao Secretário Executivo Adjunto]; [Declaração sobre a Língua Portuguesa] – e Resoluções - [Resolução sobre a Atribuição do Estatuto de Observador Associado à República do Senegal]; [Resolução sobre a Circulação de Bens Culturais]; [Resolução sobre o Conselho Empresarial da CPLP]; [Resolução sobre a Concessão do Estatuto de Observador Consultivo da CPLP]; [Resolução sobre o Empenhamento da CPLP no Combate ao VIH/SIDA]; [Resolução sobre o Endosso de Candidaturas de Estados Membros a Órgãos das Organizações Internacionais]; [Resolução sobre o Funcionamento Provisório dos Centros Regionais de Excelência]; [Resolução sobre o Instituto Internacional da Língua Portuguesa]; [Resolução sobre o Orçamento de Funcionamento do IILP para o Exercício de 2008]; [Resolução sobre o Orçamento de Funcionamento do Secretariado Executivo para o Exercício de 2008]; [Resolução sobre o Poder Local na CPLP]; [Resolução sobre o Reforço da Participação da Sociedade Civil na CPLP]; [Resolução sobre o Relatório da Auditoria Conjunta às Demonstrações Financeiras da CPLP no ano de 2007]; [Resolução sobre a Segurança Alimentar] –, o MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO congratula-se publicamente pelos resultados obtidos, esperando, porém, que se passe das palavras aos actos, nomeadamente no que respeita à dinamização do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, instituição estratégica para a afirmação da Lusofonia.

Para que a CPLP ganhe uma maior projecção a nível internacional, o MIL considera, contudo, que se deve equacionar o aprofundamento do actual modelo de organização, propondo, a esse respeito, a criação do cargo de Presidente da CPLP, com um período de mandato a ser aprovado por todos os países membros e a ser exercido por uma personalidade de reconhecido prestígio internacional. Para primeiro Presidente da CPLP, o MIL sugere o nome de José Ramos-Horta, Nobel da Paz e actual Presidente de Timor-Leste.

MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO
Comissão Coordenadora

(postagem de Luis Santos)