quinta-feira, 27 de março de 2008

MIL - Logotipo

Dos seis logotipos apresentados foram escolhidos os dois de cima para representação oficial do MIL, o da esquerda para a secção portuguesa, o da direita para propôr aos núcleos não nacionais.
Na postagem seguinte temos o logotipo do MFI (Movimento das Forças Interrogativas).

E nós nesta Confraria da Liberdade? Não seria boa ideia, além destes dois logotipos, criar um outro que nos representasse? Ou será que os logos criados para o MFI e MIL já são quanto baste?

É que com tão belos desenhadores por aqui...

quarta-feira, 26 de março de 2008

Petição pelo Tibete

Olá, acabei de assinar uma petição urgente pedindo para o governo chinês ter cautela e respeito pelos direitos humanos no Tibet, e para eles abrirem o diálogo com o Dalai Lama. Basta clicar no link para assinar a petição:

http://www.avaaz.org/po/tibet_end_the_violence/98.php/?cl_tf_sign=1

Depois de quase 50 anos de domínio chinês, os tibetanos estão demandando mudanças. Enquanto a violência se espalha no Tibet e na região, o governo chinês decide entre, aumentar a repressão ou se abrir para o diálogo. O Presidente Hu Jintao precisa ouvir que as Olimpíadas e os produtos "Made in China" terão o apoio do mundo, se ele escolher o diálogo. Precisamos de uma avalanche de apelos do mundo todo para chamar a atenção do governo chinês. Em menos de uma semana conseguimos metade da nossa meta de 1 MILHÃO de assinaturas!

Obrigado pela ajuda!

Você está recebendo essa mensagem por que alguém usou a ferramenta "avise seus amigos" no site da Avaaz.org. A Avaaz não guarda informações sobre os indivíduos contatados através dessa ferramenta. Nós não te enviaremos novas mensagens sem seu consentimento mas lembre-se que seus amigos podem fazer isso novamente.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Lançamento da Revista "Nova Águia"

Daqui a dois meses, no dia 19 de Maio, à noite, será lançada no Porto (em local a anunciar) a nossa Revista, a NOVA ÁGUIA.
Depois, haverá lançamentos em Lisboa, em vários sítios, bem como em outros locais do país e do mundo, em todo o espaço lusófono.
Para isso, contamos com a mobilização dos muitos Núcleos MIL já constituídos (ver coluna da esquerda do nosso blogue).
A nossa vontade é fazer o lançamento da NOVA ÁGUIA em todos eles. Para tanto, precisamos, desde logo, que nos consigam um espaço adequado para o efeito, bem como que agendem connosco uma data.
A NOVA ÁGUIA é o órgão do MIL. Esperamos que todos os membros do MIL se empenhem no lançamento do primeiro número da Revista.
Queremos fazer desse lançamento "o acontecimento cultural do ano". Nada menos do que isso. Com o vosso empenho, conseguiremos! Haja Vontade…

Para marcar um lançamento da revista: novaaguia@gmail.com
Ou: 967044286 (Renato Epifânio)

Direcção da NOVA ÁGUIA

Gualdim Pais


Gualdim Pais o construtor de Tomar, 1160-1162. Cruzado, Cavaleiro de D. Afonso Henriques, Grão-Mestre da Ordem do Templo e, portanto, um dos primeiros arquitectos de Portugal. Nas suas costas o Convento de Cristo, rica simbologia, uma das grandes obras do património histórico do país.
Tomar, cidade pequena e calma, pouco poluída, limpa, linda, arrumada, formosa, magnífico jardim central, por onde se espreguiça o Nabão.

Luis de Camões - Constância


Fui encontrar o nosso amigo Luís de Camões, em Constância, ali mesmo onde o Zêzere se deita no Tejo. Muito linda a terriola, de tal forma que até me fez recordar a Ilha dos Amores. Região de rios a correr entre montes, verdes montes, paisagens azuis de tanto olhar o rio. Lugares onde apetece regressar.


sábado, 15 de março de 2008

Petição à Assembleia da República em prol de uma mais rápida implementação do Acordo Ortográfico

No princípio de Março deste ano (2008), o Governo Português aprovou, finalmente, em Conselho de Ministros, uma proposta de resolução do Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico.

A nosso ver, contudo, a proposta pretende consagrar um período demasiado longo para a entrada em vigor do Acordo – seis anos. Recordamos que a grande reforma ortográfica de 1911 teve um período legal de adaptação de três anos, numa época em que não havia a tecnologia que há hoje.

A recente iniciativa de uma Editora, com o lançamento de Dicionários de Língua Portuguesa já obedecendo às regras do Acordo Ortográfico, bem como a posição de várias entidades, entre as quais a Universidade Lusófona – que pretende editar as suas 14 revistas com a nova ortografia até final de 2008 –, demonstram que podemos ambicionar um período de transição mais curto.

Assim sendo, e dado que essa Proposta de Resolução terá ainda que ser apreciada em sede parlamentar, exortamos a Assembleia da República a aprovar um período legal de adaptação de três anos, no máximo.

A nosso ver, o Acordo Ortográfico é o instrumento fundamental para uma mais forte e fraterna relação entre todos os países lusófonos – desde logo, para todos os projectos de intercâmbio de professores, que doravante terão a segurança de haver apenas uma ortografia para todo o espaço lusófono. E para uma mais clara relação dos países lusófonos, no seu conjunto, com o resto do mundo – nos fóruns internacionais, como na ONU, os documentos oficiais não terão que ser mais traduzidos para as duas variantes da língua lusa, como acontece até agora.

MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONONota de apresentação: O MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO é um movimento cultural e cívico recentemente criado, em associação com a NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI, projecto que conta já com cerca de meio milhar de adesões, de todos os países lusófonos.A Comissão Coordenadora é presidida pelo Professor Doutor Paulo Borges (Universidade de Lisboa), Presidente da Associação Agostinho da Silva (sede do MIL).

A lista de adesões é pública – como se pode confirmar no nosso blogue (novaaguia.blogspot.com), são pessoas das mais diversas orientações culturais, políticas e religiosas, pessoas dos mais diferentes locais do país e de fora dele.

Se concorda com esta Petição, pedimos-lhe que a subscreva:http://www.gopetition.com/online/17740.html
Se concorda com esta Petição, pedimos-lhe ainda que a publicite.

Se quiser aderir ao MIL, basta enviar um mail: adesao@movimentolusofono.orgIndicar: nome, e-mail e área de residência.

Entretanto, a outra Petição que lançámos, "POR UMA FORÇA LUSÓFONA DE MANUTENÇÃO DE PAZ" (ver última página do nosso blogue), continua on-line:http://www.PetitionOnline.com/mil1001/petition.html

Fotos Tertúlia MFI / ESTÓRIAS / MIL





Tertúlia MFI


Tertúlia MFI, dia 15 de Março, às 17h, no Clube do Rio,
Baixa da Banheira, Portugal.


Convidamos todos os Bloguistas a participar na Tertúlia do MFI.


Um abraço interrogativo!

sábado, 8 de março de 2008


Cidadania e Participação

Se um Protesto de 100.000 pessoas na rua (neste caso de Professores) não impressiona o Governo de Portugal, o que será que o pode impressionar?
Não só pela actulidade do assunto, mas também pela problemática que o envolve, gostariamos de interrogar os bloguistas do MFI sobre tudo o que está a acontecer na sociedade portuguesa: qual o grau e/ ou possibilidade de participação dos cidadãos na vida política?

uma vez mais deixando o cais

O nosso Blog está cada vez melhor!
Está melhor porque foi devolvido aos leitores/colaboradores, particularmente aos amigos que se juntaram a nós. As Vossas colaborações têm sido vitais. Refrescaram a nossa Tertúlia, como gelo em dia de verão. Deram ânimo e energia renovada. Por isso, queremos continuar assim. Continuamos à espera das Vossas Estórias ou dos Vossos reptos críticos e interrogativos. É assim que se constrói a Cidadania.
As Estórias, o MFI, o MIL, estão bem vivos!
Aguardamos as Vossas publicações.
Podem enviar para o nosso e-Mail ou deixar num Comentário do Blog.
vedros.alhos@gmail.com

MIL Vídeos